5º Aniversário da Assinatura de Regulamentação do Parque Estadual do Cocó
18 de abril de 2022

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2022

A SEMANA DO MEIO AMBIENTE, instituída oficialmente pelo Decreto Nº 86.028, de 27 de maio de 1981, tem como finalidade “promover a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país”. Esse evento é realizado anualmente, na primeira semana do mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 05 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

No Estado do Ceará, a SEMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente, como órgão responsável pela política ambiental do Estado, coordena este evento através de sua Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (COEAS).

Em parceria com os municípios cearenses, ONG’s e instituições públicas e privadas, são realizadas atividades em todo o estado, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Os municípios do Estado comemoram a SEMANA DO MEIO AMBIENTE através de diversas atividades de educação ambiental, como palestras, rodas de conversa, passeios ciclísticos e de barco, blitze ecológicas, apresentações artístico-culturais, distribuição de material educativo, campanha nas rádios, oficinas educativas, aulas de campo, concursos de fotos e redações, trilhas ecológicas, distribuição e plantios de mudas, visita às nascentes, recuperação de mata ciliar, dentre outras.

Este o ano, a campanha acontece entre os dias 05 e 12 de Junho, em todo o estado do Ceará, com o tema NASCENTES PRESERVADAS – ÁGUA GARANTIDA. A ideia é conscientizar a população sobre a estreita relação entre a preservação das nascentes e a disponibilidade e qualidade da água de nosso Estado. Confira a programação do seu município no site da SEMA (sema.ce.gov.br).