Uma Corrida pela Solidariedade
16 de abril de 2022
5º Aniversário da Assinatura de Regulamentação do Parque Estadual do Cocó
18 de abril de 2022

Projeto Viva o Parque promove conexão com a natureza

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realiza o Projeto Viva o Parque, todos os domingos, em quatro Unidades de Conservação (UCs) estaduais: Parque Estadual do Cocó, Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió e Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho, as três em Fortaleza, e no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia. No Cocó, funciona de 7h às 12h, no Curió, no Rio Maranguapinho e no Botânico, de 8h às 12h.

O Viva o Parque é uma realização do Governo do Ceará, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). Para o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, a ideia é proporcionar aos cidadãos uma oportunidade de passar um dia diferente com a família, bem como manter contato com a natureza, uma vez que os parques oferecem um ambiente agradável e equipamentos para a prática do esporte e recreação. “Com programação gratuita, oferece aos cearenses a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio de práticas esportivas, culturais, de lazer, recreação e educação ambiental, em áreas verdes públicas”, disse.

Atividades par todos os gostos

São muitas as atividades: yoga, tai chi chuan, biodança, zumba, dança de salão, massoterapia, aeróbica, slackline, capoeira, recreação infantil com contação de história, brincadeiras tradicionais, oficinas, circuito de cross kids, cama elástica, parede de escalada, malabares, arvorismo e outras mais.
O público infantil contará com brincadeiras tradicionais (bola de gude, peão, pipa, elástico, pega-pega, ciranda), jogos coletivos (corrida de saco com revezamento, banderinhas, carimba etc). Haverá, ainda, oficinas de maquiagem, pintura facial, palhaços, malabares e ginástica. As apresentações artístico culturais, realizadas por grupos experientes que trabalham as manifestações regionais por meio da música e da arte, a exemplo dos maracatu, reisado, forró pé de serra, dança do coco e repentistas.
O projeto conta com trilhas guiadas por profissional qualificado e apto a descrever a biodiversidade de cada Unidade de Conservação (UC), mostrando a importância da preservação da natureza. Também, nas manhãs do Viva o Parque, acontece plantio de árvores, oficinas de produção de mudas, de jardinagem, de horta vertical oficina de bomba de sementes e defensivos. Cada oficina terá duração de 40 minutos. Já a oficina com resíduos sólidos apresentará a reutilização de materiais recicláveis, separação de lixo e compostagem.

Arvorismo

Arvorismo um conjunto de atividades praticadas em altura e em ar livre. É um esporte ou atividade física radical que consiste na travessia entre plataformas montadas no alto das árvores, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos que podem ser escadas, pontes suspensas, tirolesa, entre outras, utilizadas no turismo, lazer e recreação.
As atividades de Arvorismo acontecem todos os sábados, domingos e feriados, no Parque Estadual do Cocó, nos seguintes horários: Sábados e Feriados: de 8h às 12h e de 14h às 17h; Domingos: de 7h às 12h.